10/03/2013

Critica Oz - Magico e Poderoso


Bem, sexta fui eu assistir a nova historia do mundo de Oz, e me decepcionei um pouco. O filme se passa antes de Dorothy na terra magica, e conta como o grande Oz chegou la. O inicio do filme me encantou muito, ate o meio do longa mais ou menos. A partir dai ele deixa a desejar. Mas vamos devagar.

A parte inicial em preto e branco do filme ficou muito bacana, toda a forma como foi tratada tambem é muito interessante. O 3D dessa parte é muito bom e muito bem trabalhado. Oz é posto como um "safado" na historia em que encanta todas as moças com sua mesma historia e consegue assim roubar um beijo de todas. O motivo pelo qual ele pega o balão pra fugir parece meio fajuto, mas deu pra passar. A partir disso ele vai parar em Oz.

Confesso que algumas partes e paisagens lembram muito, e todo mundo diz isso, o filme de Alice em 2010 por Tim Burton. Assim que ele chega em Oz e passa pelas flores que fazem musica me lembrou sim Alice, mas o classico da Disney de 1951. Toda a parte dos efeitos e paisagens estavam realmente muito bonitos. No desenrolar da historia, Oscar descobre que ele tem que matar a bruxa para se tornar o rei da terra magica e de todo ouro. Assim ele sai na jornada em busca da bruxa má.

Vou tentar nao colocar tanto spoilers, mas indo direto ao ponto o que enfraquece sim a historia é o climax dela. Que no final ele não mata nenhuma bruxa e não tem nenhum poder. Talvez por preguiça dos roteiristas ou apenas poupando a historia pra poder ter o que fazer numa continuação, eles resolvem que nenhuma delas deve morrer. E por incrivel que pareça, elas apenas fogem. Isso sem duvidas tirou parte da magia da historia. Pensando por um lado ele não poderia mata-las por que depois de Oz vem Dorothy e na historia dela tambem existe uma bruxa. Mas nessa versão em live-action existem 2 bruxas, então por que não matar uma delas? Porque mesmo matando uma, futuramente na historia original ainda existiria uma outra. Tem outra coisa tambem, uma delas deixa bem claro que ele so iria se tornar o grande Oz se matasse a bruxa, e no final ele nao faz isso, portanto ele ainda não é o Magico de Oz, certo!?

A bruxa principal interpretada por Mila Kunis tambem me decepcionou muito. A maquiagem da bruxa e todo o trabalho artistico ficou muito fraco. Tirando o fato dela ser verde, eu não vi nada de assustador ali, alias nem o fato dela ser verde era assustador. Eles praticamente pegaram a personagem dela antes de ser "bruxa" e a pintaram de verde. Foi de uma estupidez enorme aquela bruxa. O efeito da personagem dela antes de se tornar bruxa quando ela chora me impressionou muito mais do que depois de sua transformação. Eu acho ate que a equipe que fez a bruxa da Mila é diferente da que fez a bruxa da Rachel Weisz no final do filme. Se a intenção deles era fazer a bruxa interpretada pela Kunis ficar feia, eles falharam.

Falando em efeito... Os efeitos usados pra fazer o poder da bruxa de Weisz ficou bem ruim. Chegando a desmerecer o personagem dela que tava bem malvado. Outra coisa tambem é que duas vezes em que foram usados o chroma key para fazer a paisagem de fundo, eles deixaram parecer bem falsos.

E como é uma adaptação de um classico, eles não deixaram de fazer algumas citações ao mesmo. Como na parte do Leão e do Espantalho. Porem senti falta do Homem de Lata. A interpretação de Michelle Williams como a bruxa boa no inicio não me convenceu muito nao, mas com o passar da historia voce se acostuma. Ja Franco estava impecavel, fazendo o seu papel muito bem.

Enfim, ou a Disney estava com pressa para que os roteiristas terminassem logo de escrever a historia, ou eles mesmo queriam se livrar logo daquilo e estavam com preguiça. É Disney, ainda não foi desta vez... Oz, magico, mas não tão poderoso assim.

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.